Com José e Maria, abri as portas ao Redentor. (Semente Josefina - Março 2015)

1 Acolhida

2 Oração Inicial

3 Tema do Mês                                                          
                                                                  
Com José e Maria, abri as portas ao Redentor.

É para mim uma alegria cumprir este dever pastoral, no intuito de que cresça em todos a devoção ao Patrono da Igreja universal e o amor ao Redentor, que ele serviu de maneira exemplar. Desta forma, todo o povo cristão não só recorrerá a São José com maior fervor e invocará confiadamente o seu patrocínio, mas também terá sempre diante dos olhos o seu modo humilde e amadurecido de servir e de «participar» na economia da salvação.
(Papa João Paulo II - Redemptoris Custos, 15/08/1989)

O Papa João Paulo II, tendo clareza sobre sua missão de preparar a humanidade para o “terceiro milênio”, logo no início de seu pontificado, fez-nos um importante convite: “procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo”. 
Irmãos e Irmãs: não tenhais medo de acolher Cristo e de aceitar o Seu poder! E ajudai o Papa e todos aqueles que querem servir a Cristo e, com o poder de Cristo, servir o homem e a humanidade inteira! Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! Ao Seu poder salvador abri os confins dos Estados, os sistemas econômicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem "o que é que está dentro do homem". (Papa João Paulo II, 22/10/1978).
O Redentor do homem, Jesus Cristo, é o centro do cosmos e da história... Ele é o « O Verbo fez-se carne e veio habitar entre nós »; e « Deus, de fato, amou de tal modo o mundo, que lhe deu o Seu filho unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna » (João Paulo II, 04/03/1979).
Não tenhais medo! Abri as portas ao Redentor!
Este convite foi transmitido a tantos ao longo da história. Muitos, pela fé, disseram sim: e maravilhas aconteceram. Outros, infelizmente, disseram não: e quantas maravilhas deixaram de acontecer!

O Papa João Paulo II, ao escrever uma carta exortando-nos para confira sempre mais em São José, afirma que cumpriu este “dever pastoral” com alegria, e apresenta os motivos. Vejamos:
Chamado a proteger o Redentor, «José fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu a sua esposa» (Mt 1, 24).
Inspirando-se no Evangelho, os Padres da Igreja, desde os primeiros séculos, puseram em relevo que São José, assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo.
Desejo apresentar à vossa consideração, amados Irmãos e Irmãs, algumas reflexões sobre aquele a quem Deus «confiou a guarda dos seus tesouros mais preciosos». É para mim uma alegria cumprir este dever pastoral, no intuito de que cresça em todos a devoção ao Patrono da Igreja universal e o amor ao Redentor, que ele serviu de maneira exemplar.
Desta forma, todo o povo cristão não só recorrerá a São José com maior fervor e invocará confiadamente o seu patrocínio, mas também terá sempre diante dos olhos o seu modo humilde e amadurecido de servir e de «participar» na economia da salvação. (Papa João Paulo II - Exortação Apostólica Redemptoris Custos, 15/08/1989)
Ao analisarmos com atenção estas palavras do Papa, descobriremos algumas características muito importantes sobre a verdadeira devoção a São José: a prontidão na obediência à Palavra revelada por Deus; o amor concreto à Maria; o amor à Jesus, concretizado através do serviço; a motivação para a invocação de São José com confiança; a motivação para a imitação de São José em “seu modo humilde e amadurecido de servir” e “participar” na obra da salvação. 

Também nós, do Centro Interamericano Josefino-Mareliano, motivados pela exortação da Igreja, neste documento e tantos outros dos quais trataremos oportunamente, fazemos a você o mesmo convite: Não tenha medo de abrir as portas de sua vida a Jesus! Permite que Ele faça parte de sua vida! Melhor ainda, permita que Ele seja o centro de sua vida. E, saiba que você não está sozinho! 

José e Maria foram os primeiros a aceitar o convite e se colocaram ao serviço de Jesus. E Deus, que jamais se deixa vencer em generosidade, concedeu ao Santo Casal um “prêmio” muito especial: poder compartilhar conosco, seus Filhos e Filhas, as graças conquistadas por seus méritos. Após ter experimentado em sua própria o que o Santo Casal podem fazer por nós, assim se expressou São José Marello: 
São José é o nosso advogado no céu. Sobre esta terra quem tem uma causa qualquer a defender no tribunal dirige-se, podendo, aos melhores advogados e quanto mais um advogado é famoso, tanto mais coloca nele toda a sua confiança: Assim, se é permitida a comparação, São José é o nosso advogado, o nosso patrocinador, aliás, o nosso pai, e nós somos seus clientes, os seus protegidos, os seus filhos. Devemos por isso colocar nele toda a nossa confiança em todas as causas que tivermos com o Senhor. E, sobretudo, devemos confiar que Ele patrocine vitoriosamente a nossa causa última e decisiva, que é aquela de uma boa morte e de uma sentença benigna no tribunal de Deus.
Alegremo-nos por sermos protegidos por São José, o qual é tão poderoso junto a Jesus, que não sabe negar-lhe nada. Jesus sobre esta terra somente deu tudo continuamente sem receber nada de ninguém; somente de Maria e de José recebeu tantos préstimos. Agora Ele gosta de retribuir no céu os serviços que recebeu na terra e por isso concede a São José tudo quanto ele pede. E São José, o qual não precisa de mais nada para si, pede e recebe para nós, que somos seus clientes afeiçoados e devotos.
Maria e José foram as almas que melhor prepararam o caminho do Senhor. Portanto nós devemos imitar estes dois exemplos se queremos preparar devidamente a vinda do Menino Jesus: por isso, primeiro devemos considerar atentamente a sua conduta e depois praticar fielmente aquelas virtudes que eles exerceram, especialmente a humildade, a paciência e a conformidade com a vontade de Deus.  
E Maria? Sem Ela, Mãe amantíssima, como nos atreveríamos a caminharmos, pobres crianças, por caminharmos inexplorados? Jesus, Maria, José, anjos e nossos santos protetores, queremos caminhar convosco: qual é o caminho mais seguro? 
Neste Ano da Família convidamos você a caminhar conosco e, com José e Maria, abrir as portas ao Redentor. 

4 Reflexão e Partilha
Partilhar sobre as palavras de São José Marello: “Alegremo-nos porque somos protegidos de São José, o qual é tão poderoso perante Jesus que Ele não sabe negar-lhe nada. Jesus nesta terra não fez outra coisa que dar continuamente a todos sem receber nada de ninguém: somente de Maria e de São José recebeu serviços. Agora, Ele alegra-se em retribuir-lhe no céu os serviços que recebeu na terra e por isto concede a São José tudo o que ele lhe pede. E São José, que já não tem necessidade de nada para si, pede e recebe por nós que somos seus clientes amados e devotos”.
5 Compromisso do Mês
Honrar a São José e participando da Santa Missa em sua honra (dia 19) e, se possível, da novena preparatória.
6 Oração Final