Sagrada Família, “protótipo” de cada família cristã. (Semente Josefina - Abril 2015)

1 Acolhida

2 Oração Inicial

3 Tema do Mês                                                          
                                                                  
Sagrada Família, “protótipo” de cada família cristã.

Recomendemo-nos ao glorioso São José: guia e mestre de vida espiritual, sublime modelo de vida interior e escondida. Ele também se encontrou nas mesmas circunstâncias em sua vida familiar: imitemo-lo na prática daquelas virtudes comuns e escondidas, que tanto agradam a Deus e tanto ajudam a alma a progredir e a santificar-se. (São José Marello)

O Papa Bento XVI, durante a oração do Ângelus no dia da Festa da Sagrada Família de Nazaré (31/12/2006), reafirmou o quanto a família é uma instituição querida e desejada por Deus, e destacou como o exemplo de José e Maria foi importante na educação de Jesus. Relembrou, ainda, que o Santo Casal continua sendo modelo para os pais e educadores de todos os tempos: “Deus quis nascer numa família humana”, afirma o Papa, e essa é a maior prova do quanto Deus valoriza as famílias. Deus quer que a família seja o “caminho primário (primeiro e principal) e efetivo de seu encontro com a humanidade”.

Transcrevemos a seguir o pronunciamento do Papa Bento XVI:

Estimados irmãos e irmãs. Neste último domingo do ano celebramos a festa da Sagrada Família de Nazaré. É com alegria que dirijo uma saudação a todas as famílias do mundo, desejando-lhes a paz e o amor que Jesus nos concedeu ao vir no meio de nós no Natal. No Evangelho não encontramos discursos sobre a família, mas uma admoestação que vale mais do que toda a palavra: Deus quis nascer e crescer numa família humana. Deste modo consagrou-a como caminho primário e efetivo do seu encontro com a humanidade. Na vida transcorrida em Nazaré, Jesus honrou a Virgem Maria e o justo José, permanecendo submetido à sua autoridade por todo o tempo da sua infância e adolescência (cf. Lc 2, 51-52). Deste modo, lançou luz sobre o valor primordial da família na educação da pessoa. Por Maria e José, Jesus foi introduzido na comunidade religiosa, frequentando a sinagoga de Nazaré.

Com eles, aprendeu a fazer a peregrinação a Jerusalém, como narra o trecho evangélico que a liturgia hodierna propõe à nossa meditação. Quando tinha doze anos, permaneceu no Templo, e os seus pais empregaram três dias para encontrá-lo. Com aquele gesto, fez-lhes compreender que Ele se tinha de "ocupar das coisas do seu Pai", ou seja, da missão que o Pai lhe confiara (cf. Lc 2, 41-52).

Este episódio evangélico revela a mais autêntica e profunda vocação da família: isto é, a de acompanhar cada um dos seus componentes pelo caminho da descoberta de Deus e do desígnio que Ele lhe predispôs. Maria e José educaram Jesus, em primeiro lugar, com o seu exemplo: nos seus pais, Ele conheceu toda a beleza da fé, do amor a Deus e à sua Lei, assim como as exigências da justiça, que encontra o seu pleno cumprimento no amor (cf. Rm 13, 10). Deles aprendeu que antes de tudo é necessário realizar a vontade de Deus, e que o laço espiritual vale mais que o vínculo do sangue. A Sagrada Família de Nazaré é verdadeiramente o "protótipo" de cada família cristã que, unida no Sacramento do matrimônio e alimentada pela Palavra e pela Eucaristia, é chamada a realizar a maravilhosa vocação e missão de ser célula viva não apenas da sociedade, mas da Igreja, sinal e instrumento de unidade para todo o gênero humano.

Invoquemos agora, juntamente com a proteção de Maria Santíssima e de São José para cada família, de modo especial para as que estão em dificuldade. Que eles as sustentem, a fim de que saibam resistir aos impulsos desagregadores de uma certa cultura contemporânea, que debilita as próprias bases da instituição familiar. Ajudem as famílias cristãs a serem, em todas as partes do mundo, imagem viva do amor de Deus.

São José Marello também confiou plenamente na verdade de que Jesus, Maria e José constituem não apenas o maior e melhor exemplo daquilo que Deus sempre desejou para todas as famílias, mas companheiros de caminhada de cada família, e um precioso auxílio para cada membro da família que deseje e busque a felicidade de sua família.

Recomendemo-nos ao glorioso São José: guia e mestre de vida espiritual, sublime modelo de vida interior e escondida. Ele também se encontrou nas mesmas circunstâncias em sua vida familiar: imitemo-lo na prática daquelas virtudes comuns e escondidas, que tanto agradam a Deus e tanto ajudam a alma a progredir e a santificar-se. (São José Marello)
Imensas são as vantagens que se tiram da união com Deus no santo recolhimento. Vejam a Jesus, Maria e José, os três maiores personagens que viveram nesta terra. Que faziam eles em Nazaré? Nada de grande e extraordinário aparentemente; não se dedicavam senão a ocupações humildes e ordinárias, próprias de uma família de trabalhadores. Mas estando eles animados pelo espírito de oração e de união com Deus todas as suas ações assumiam um valor e esplendor imenso aos olhos do céu. Não se trata, pois, de fazer ações extraordinárias, senão de fazer em cada coisa a vontade de Deus. Sejam pequenos ou grandes os trabalhos que nos tenham sido designados, basta que os façamos por obediência à vontade de Deus e conseguiremos neles grandes méritos. (São José Marello)

Aprendamos com São José Marello, e com o Papa Bento XVI, e empenhemo-nos em contribuir para que a nossa família, e todas as famílias de nossas comunidades, tenham uma abençoada e frutuosa vida familiar.

É chegada a hora de cada um de nós que amamos São José e também Maria, sua Esposa e nossa Mãe, acreditarmos que, com a presença da Sagrada Família, que caminha conosco, podemos mudar a realidade de nossas famílias para uma situação melhor. Como disse Bento XVI, Deus quis nascer e crescer numa família e, interpretando as palavras do Papa podemos com certeza afirmar que Deus quer nascer (ou renascer) em sua família, quer crescer na intimidade de sua família e realizar grandes coisas por cada um de seus membros. Não estranhe afirmarmos que Deus quer crescer em sua família: claro que Ele é tudo e não precisa crescer; mas Ele quer mais espaço em sua família, quer estar presente nas decisões, nas celebrações, nos momentos de dor e nos momentos de alegria.

Com José e Maria, abramos as portas ao Redentor! E em breve descobriremos que não foi Ele quem cresceu, fomos nos que crescemos devido à sua presença amiga em nosso meio.

4 Reflexão e Partilha

Partilhar sobre as palavras do Papa Bento XVI:

Maria e José educaram Jesus, em primeiro lugar, com o seu exemplo: nos seus pais, Ele conheceu toda a beleza da fé, do amor a Deus e à sua Lei, assim como as exigências da justiça, que encontra o seu pleno cumprimento no amor. Deles aprendeu que antes de tudo é necessário realizar a vontade de Deus, e que o laço espiritual vale mais que o vínculo do sangue. A Sagrada Família de Nazaré é verdadeiramente o "protótipo" de cada família cristã que, unida no Sacramento do matrimônio e alimentada pela Palavra e pela Eucaristia, é chamada a realizar a maravilhosa vocação e missão de ser célula viva não apenas da sociedade, mas da Igreja, sinal e instrumento de unidade para todo o gênero humano.

5 Compromisso do Mês

Rezar pelas famílias e participarem juntos, na medida do possível, da festa de São José Trabalhador, celebrada no dia primeiro de maio.

6 Oração Final