São José, Modelo de vida para toda a comunidade cristã. (Semente Josefina - Setembro 2011)

1 Acolhida
2 Oração Inicial
3 Tema do Mês
São José, Modelo de vida para toda a comunidade cristã.

Além da confiança na proteção segura de José, a Igreja tem confiança no seu exemplo insigne, um exemplo que transcende cada um dos estados de vida e se propõe a toda a comunidade cristã, sejam quais forem as condições e as tarefas de cada um dos fiéis.
Bem-aventurado João Paulo II - Redemptoris Custos.

Com palavras sábias que brotaram da sua experiência pessoal de íntimo relacionamento com São José, o Papa João Paulo II nos mostra que a “missão” de São José não se limitou ao tempo que Jesus e Maria estiveram sob seus cuidados: sua missão continua ainda hoje. Assim se expressou o Papa:
É algo conveniente e sumamente digno para o Bem-aventurado José, que, de modo análogo àquele com que outrora costumava socorrer santamente, em todo e qualquer acontecimento, a Família de Nazaré, também agora cubra e defenda com o seu celeste patrocínio a Igreja de Cristo. (Papa João Paulo II – Redemptoris Custos)
Além da confiança na proteção segura de José, a Igreja tem confiança no seu exemplo insigne, um exemplo que transcende cada um dos estados de vida e se propõe a toda a comunidade cristã, sejam quais forem a condição e as tarefas de cada um dos fiéis. (Papa João Paulo II – Redemptoris Custos)
Também o Papa Bento XVI, com igual confiança, entregou os rumos de seu ministério e de toda a Igreja à proteção de São José:
À sua intercessão (São José) confio as expectativas da Igreja e do mundo inteiro. Juntamente com a Virgem Maria, sua esposa, ele oriente sempre o meu e o vosso caminho, a fim de que possamos ser instrumentos jubilosos de paz e de salvação. (Papa Bento XVI)
Inspirados por Deus, muitos foram os Santos e Fundadores que confiaram seus empreendimentos apostólicos à proteção de São José. E todos puderam experimentar a eficácia desta sábia opção.

São José Marello não hesita em apresentar São José a seus filhos espirituais com palavras que expressam confiança, intimidade, gratidão e que motivam para um relacionamento amigável e confiante. Entre outras belas comparações, ele nos apresenta São José como nosso amigo e advogado:
“São José é nosso advogado no céu. Sobre a terra quem tem uma causa qualquer a sustentar no tribunal dirige-se, podendo, aos melhores advogados e quanto mais um advogado é famoso, tanto mais coloca nele sua confiança. Assim, se é permitida a comparação, São José é o nosso advogado, o nosso patrocinador, aliás, nosso pai, e nós somos os seus clientes, os seus protegidos, seus filhos. Devemos por isso colocar nele toda a nossa confiança em todas as causas que tivermos com o Senhor. E sobretudo devemos confiar que Ele patrocine vitoriosamente a nossa causa última e decisiva, que é aquela de uma boa morte e de uma sentença benigna no tribunal de Deus. (São José Marello)
Alegremo-nos por sermos protegidos por São José, o qual é tão poderoso junto a Jesus, que não sabe negar-lhe nada. Jesus sobre esta terra somente deu tudo continuamente sem receber nada de ninguém; somente de Maria e de José recebeu tantos préstimos. Agora Ele gosta de retribuir no céu os serviços que recebeu na terra e por isso concede a São José tudo quanto ele pede. E São José, o qual não precisa de mais nada para si, pede e recebe para nós, que somos seus clientes afeiçoados e devotos. (São José Marello)
Confiar em sua poderosa e amorosa intercessão. Confiar em seu exemplo, seu jeito de ser e de viver. Eis a síntese da proposta que a Igreja faz a cada dos devotos de São José. Sejam quais forem suas opções de vida e a diversidade de seus ministérios, a todos ele é apresentado como modelo de vida. Casados, solteiros e celibatários. Educadores e discípulos. Ministros ordenados e leigos. Todos podem se espelhar em São José, e contar com presença amiga. Sempre. Em todas as ocasiões: nos momentos das grandes decisões e na vida cotidiana. Em todas as circunstâncias podemos contar com São José.

São José, modelo de vida para toda a comunidade cristã, rogai por nós.

4 Reflexão e Partilha
Partilhar sobre a confiança que o Papa João Paulo II e São José Marello tinham em São José.

• Além da confiança na proteção segura de José, a Igreja tem confiança no seu exemplo insigne, um exemplo que transcende cada um dos estados de vida e se propõe a toda a comunidade cristã, sejam quais forem a condição e as tarefas de cada um dos fiéis. (Papa João Paulo II – Redemptoris Custos)

• Alegremo-nos por sermos protegidos por São José, o qual é tão poderoso junto a Jesus, que não sabe negar-lhe nada. Jesus sobre esta terra somente deu tudo continuamente sem receber nada de ninguém; somente de Maria e de José recebeu tantos préstimos. Agora Ele gosta de retribuir no céu os serviços que recebeu na terra e por isso concede a São José tudo quanto ele pede. E São José, o qual não precisa de mais nada para si, pede e recebe para nós, que somos seus clientes afeiçoados e devotos. (São José Marello)

5 Compromisso do Mês
• Exercitar-se na prática de contar com o apoio e a proteção de São José, invocando-o com freqüência, com as seguintes palavras ou outras semelhantes:
“Indica-nos, José, o caminho, sustenta-nos a cada passo, conduze-nos para onde a Divina Providência quer que cheguemos”.
6 Oração Final