2 Oração Inicial
Além das orações de costume, proclamar a Palavra do Mês: Lucas 2,51-52.
3 Tema do Mês
São José, nosso advogado no céu.
Alegremo-nos porque somos protegidos de São José, o qual é tão poderoso perante Jesus que Ele não sabe negar-lhe nada. (São José Marello).
O Papa João Paulo II, que com palavras e com seu exemplo nos motiva a confiar em São José, afirma claramente que ele é guarda e protetor da Igreja e de cada um dos que nele confiam:
Chamado a proteger o Redentor, “José fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu a sua esposa” (Mt 1,24). Inspirando-se no Evangelho, os Padres da Igreja, desde os primeiros séculos, puseram em relevo que São José, assim como cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também guarda e protege o seu Corpo místico, a Igreja, da qual a Virgem Santíssima é figura e modelo. Papa João Paulo II - Redemptoris Custos 1
São José Marello, profundo conhecedor de São José e seu poder de intercessão, nos ensina a chamá-lo de amigo e advogado:
“São José é o nosso advogado no céu. Sobre esta terra quem tem uma causa qualquer a sustentar no tribunal dirige-se, podendo, aos melhores advogados e quanto mais um advogado é famoso, tanto mais coloca nele toda a sua confiança. Assim, se é permitida a comparação, São José é o nosso advogado, o nosso patrocinador, aliás o nosso pai, e nós somos os seus cliente, os seus protegidos, os seus filhos. Devemos por isso colocar nele toda a nossa confiança em todas as causas que tivermos com o Senhor. E sobretudo devemos confiar que Ele patrocine vitoriosamente a nossa causa última e decisiva, que á aquela de uma boa morte e de uma sentença benigna no tribunal de Deus.
São José Marello sempre teve grande confiança em São José e, tendo experimentado pessoalmente o quanto São José pode e quer fazer pelos seus filhos, motiva-nos a aproximar-se de São José com confiança e alegria:
Alegremo-nos porque somos protegidos de São José, o qual é tão poderoso perante Jesus que Ele não sabe negar-lhe nada. Jesus nesta terra não fez outra coisa que dar continuamente a todos sem receber nada de ninguém: somente de Maria e de São José recebeu serviços. Agora, Ele alegra-se em retribuir-lhe no céu os serviços que recebeu na terra e por isto concede a São José tudo o que ele lhe pede. E “São José, que já não tem necessidade de nada para si, pede e recebe por nós que somos seus clientes afeiçoados e devotos”.
Inspirados por estes testemunhos, somos chamados a experimentar e a desenvolver esta mesma confiança em São José. Em todas as circunstâncias, contar com sua presença amiga e crer em seu poder de intercessão. Ele pode e quer ajudar-nos a obter de Deus as graças e bênçãos que precisamos para viver bem e com dignidade.
Confiemos, e aproveitemos!
São José, nosso advogado no céu, rogai por nós!
4 Reflexão e Partilha
- Partilhar sobre a recomendação de São José Marello:
Alegremo-nos porque somos protegidos de São José, o qual é tão poderoso perante Jesus que Ele não sabe negar-lhe nada. Jesus nesta terra não fez outra coisa que dar continuamente a todos sem receber nada de ninguém: somente de Maria e de São José recebeu serviços. Agora, Ele alegra-se em retribuir-lhe no céu os serviços que recebeu na terra e por isto concede a São José tudo o que ele lhe pede. E “São José, que já não tem necessidade de nada para si, pede e recebe por nós que somos seus clientes afeiçoados e devotos”.5 Compromisso do Mês
Todos os dias, invocar São José com alegria e confiança. Pode-se invocá-lo com outras palavras, ou com estas que sugerimos:
“Digamos ao nosso grande Patriarca: Eis nos todo para ti, e tu sejas todo para nós, indica-nos ó José o caminho, sustenta-nos a cada passo, conduz-nos para onde a Divina Providência quer que cheguemos. Seja comprido ou curto, bom ou mal o caminho, enxergue ou não a meta com a vista humana, devagar ou depressa, contigo, ó José, estamos certos de que sempre caminharemos bem”. (São José Marello)6 Oração Final