São José, o Pai amoroso que pede pelos seus filhos. (Semente Josefina - Fevereiro de 2011)

1 Acolhida

2 Oração Inicial

3 Tema do Mês

São José, o Pai amoroso que pede pelos seus filhos.

“Alegremo-nos porque somos protegidos de São José, o qual é tão poderoso perante Jesus que Ele não sabe negar-lhe nada. Jesus nesta terra não fez outra coisa que dar continuamente a todos sem receber nada de ninguém: somente de Maria e de São José recebeu serviços. Agora, Ele alegra-se em retribuir-lhe no céu os serviços que recebeu na terra e por isto concede a São José tudo o que ele lhe pede. E São José, que já não tem necessidade de nada para si, pede e recebe por nós que somos seus clientes amados e devotos”.
São José Marello, Bispo e Fundador

A confiança na intercessão de São José foi crescendo ao longo da história na medida em que a Pessoa e a Missão de São José se tornavam mais conhecidas. Vejamos algumas destas exortações:

Papa Leão XIII.

Para fazer com que Deus seja mais favorável às nossas orações, e para que - entre tantos intercessores que podem ser invocados - derrame mais pronta e copiosamente auxílio à sua Igreja, cremos muito útil que o povo cristão habitue-se a rogar com devoção e confiança, juntamente com a Virgem Mãe de Deus, também o seu castíssimo esposo São José. E temos bons motivos para crer que isto será particularmente agradável à Virgem Santa.
(Papa Leão XIII - Encíclica “Quamquam pluries)
Papa Bento XV

Nós, portanto, cheios de confiança no patrocínio Daquele à cuja próvida vigilância Deus agradou-se em confiar a guarda de seu Unigênito encarnado e da Virgem Santíssima, vivamente exortamos todos os Bispos do mundo católico, a fim de que, em tempos tão borrascosos (difíceis) para a Igreja, solicitem aos fiéis que implorem com maior empenho o válido auxílio de São José.
(Carta Encíclica de S.S. o Papa Bento XV no Cinqüentenário da Proclamação de São José como Patrono da Igreja Universal)

Papa João Paulo II

É para mim uma alegria cumprir este dever pastoral, no intuito de que cresça em todos a devoção ao Patrono da Igreja universal e o amor ao Redentor, que ele serviu de maneira exemplar.

Desta forma, todo o povo cristão não só recorrerá a São José com maior fervor e invocará confiadamente o seu patrocínio, mas também terá sempre diante dos olhos o seu modo humilde e amadurecido de servir e de “participar” na economia da salvação.
(Papa João Paulo II – Redemptoris Custos)

Santa Teresa de Jesus

“Tomei a São José por meu advogado e protetor e não me lembro de ter-lhe pedido algo que não me atendesse. É de pasmar a enormidade de graças que Deus me tem concedido por sua intercessão e o número de perigos da alma e do corpo de que tem me livrado.
Quisera persuadir o mundo inteiro a ser devoto deste glorioso Santo pela grande experiência que tenho dos bens que ele concede. Contento-me, porém, em pedir, pelo amor de Deus, que o experimente quem nele crer e verá por si mesmo, que imensos bens é recomendar-se o cristão ao glorioso Patriarca e ser seu devoto”
Santa Teresa de Jesus

Entre os diversos ensinamentos sobre a razão pela qual São José tem um poder de intercessão tão grande perante Jesus, registramos nesta Semente Josefina os esclarecedores argumentos de São José Marello, no qual ele compara o patrocínio de São José ao trabalho de um advogado:

“São José é o nosso advogado no céu. Sobre esta terra quem tem uma causa qualquer a sustentar no tribunal dirige-se, podendo, aos melhores advogados e quanto mais um advogado é famoso, tanto mais coloca nele toda a sua confiança. Assim, se é permitida a comparação, São José é o nosso advogado, o nosso patrocinador, aliás o nosso pai, e nós somos os seus cliente, os seus protegidos, os seus filhos. Devemos por isso colocar nele toda a nossa confiança em todas as causas que tivermos com o Senhor. E sobretudo devemos confiar que Ele patrocine vitoriosamente a nossa causa última e decisiva, que á aquela de uma boa morte e de uma sentença benigna no tribunal de Deus.

Alegremo-nos porque somos protegidos de São José, o qual é tão poderoso perante Jesus que Ele não sabe negar-lhe nada. Jesus nesta terra não fez outra coisa que dar continuamente a todos sem receber nada de ninguém: somente de Maria e de São José recebeu serviços. Agora, Ele alegra-se em retribuir-lhe no céu os serviços que recebeu na terra e por isto concede a São José tudo o que ele lhe pede. E “São José, que já não tem necessidade de nada para si, pede e recebe por nós que somos seus clientes afeiçoados e devotos”.

São José Marello, Bispo e Fundador

4 Reflexão e Partilha
Partilhar sobre os ensinamentos de São José Marello:
Alegremo-nos porque somos protegidos de São José, o qual é tão poderoso perante Jesus que Ele não sabe negar-lhe nada. São José, que já não tem necessidade de nada para si, dirige-se a Jesus e pede por nós.
5 Compromisso do Mês

Exercitar a confiança em São José, rezando com ele todos os dias.   

6 Oração Final