Com José e Maria, preparar a vinda do Senhor. (Semente Josefina - Dezembro de 2015)

Com José e Maria, preparar a vinda do Senhor.

Maria e José foram as almas que melhor prepararam o caminho do Senhor. Portanto nós devemos imitar estes dois exemplares, se queremos preparar devidamente a vinda do Menino Jesus. Por isso, primeiro devemos considerar atentamente a sua conduta e depois praticar fielmente aquelas virtudes que eles exerceram, especialmente a humildade, a paciência e a conformidade com a vontade de Deus.  (São José Marello)

Na Exortação Apostólica Redemptoris Custos – São José, o Guarda do Redentor – o Papa São João Paulo II lembra que José e Maria foram “testemunhas privilegiadas” da vinda do Filho de Deus ao mundo:
Como depositário do mistério «escondido desde todos os séculos em Deus» e que começa a realizar-se diante dos seus olhos na «plenitude dos tempos», José encontra-se juntamente com Maria na noite de Belém, qual testemunha privilegiada da vinda do Filho de Deus ao mundo. São Lucas exprime-se assim: «Enquanto eles ali (em Belém) se encontravam, completaram-se para ela os dias da gestação. E deu à luz o seu filho primogênito, que envolveu em faixas e recostou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria» (Lc 2, 6-7).
José foi testemunha ocular deste nascimento, que se verificou em condições humanamente humilhantes, primeiro anúncio daquele «despojamento», no qual Cristo consentiu livremente, para a remissão dos pecados. Na mesma ocasião, José foi testemunha da adoração dos pastores, que acorreram ao lugar onde Jesus nascera, depois de um anjo lhes ter levado esta grande e jubilosa notícia (cf. Lc 2, 15-16); mais tarde, foi testemunha também da homenagem dos Magos, vindos do Oriente (cf. Mt 2, 11).
Redemptoris Custos, 10
São José Marello, Bispo e Fundador, já transmitira, alguns anos antes, aos seus Diocesanos de Asti e Filhos da Congregação dos Oblatos de São José a mesma mensagem: José e Maria foram testemunhas dos acontecimentos transcorridos por ocasião da vinda de Jesus ao mundo. E, mais que testemunhas, foram “protagonistas”, isto é, tiveram participação ativa e determinante nos acontecimentos.
Maria e José foram as almas que melhor prepararam o caminho do Senhor. (Marello).
São José Marello aponta a imitação dos exemplos de José e Maria como a melhor forma de se preparar para a “vinda do Menino Jesus”.  O “coração do Pastor” sabe que é preciso preparar-se para o Santo Natal não apenas com as exterioridades, mas através de uma verdadeira e edificante experiência de imitação do Santo Casal: assim como eles se prepararam para a vinda de Jesus desde a “anunciação” que ambos, cada qual a seu tempo, receberam: é o Messias que vem! E vem para ficar eternamente conosco! Preparemo-nos!.
Vejamos as orientações práticas de São José Marello para a preparação para o Natal:
Portanto nós devemos imitar estes dois exemplares (José e Maria) se queremos preparar devidamente a vinda do Menino Jesus. Por isso, primeiro devemos considerar atentamente a sua conduta e depois praticar fielmente aquelas virtudes que eles exerceram, especialmente a humildade, a paciência e a conformidade com a vontade de Deus. (Marello).
Humildade! Paciência! Conformidade com a vontade de Deus!
O Santo Natal se aproxima. Como José e Maria, é preciso “preparar o caminho do Senhor”. E, para isto, somos convidados a ser “testemunhas” e “protagonistas”. Como testemunhas, participar das liturgias, dos encontros de preparação para o Natal e deixar claro, pelas palavras e ações, que a intimidade com Jesus é que dá sentido ao Natal.  Como protagonistas, tomar a iniciativa de ir ao encontro daqueles que são os verdadeiros interesses de Jesus, aquele que veio para todos e quer que todos ouçam sua mensagem.
Preparar-se para o Santo Natal sendo apóstolos, ao ir ao encontro dos irmãos, e não se esquecendo da preparação interior. Como ensinou São José Marello, é preciso ser “apóstolos fora de casa e contemplativos em casa”. Sejamos “apóstolos” participando ativamente e com alegria das atividades da Comunidade ou Paróquia: novenas, encontros, confissão, etc. E, sejamos “contemplativos” em casa, criando um ambiente de diálogo, partilha e oração.
Um outro ponto importante é não nos esquecermos que cada uma de nossas Famílias ou Comunidade, por mais abençoada e santa que seja, é um permanente “campo de missão”. O “apostolado” dentro de casa, com os membros da própria Família ou Comunidade é, certamente, um dos maiores desafios para cada um de nós pois exige que sejamos, em primeiro lugar, testemunhas de uma autêntica vivência cristã. Neste sentido, os ensinamentos de São José Marello tornam-se um precioso indicativo de como devemos proceder: “nós devemos imitar estes dois exemplares (José e Maria) se queremos preparar devidamente a vinda do Menino Jesus: por isso, primeiro devemos considerar atentamente a sua conduta e depois praticar fielmente aquelas virtudes que eles exerceram, especialmente a humildade, a paciência e a conformidade com a vontade de Deus”.
Para você que está na triste situação de ter que celebrar o Natal com a dor de saber que alguns membros de sua Família ou Comunidade não valorizam a presença do Senhor Jesus entre nós como deveriam, ou até mesmo se o desprezam, lembramos a consoladora verdade de que o Senhor Jesus é também o Misericordioso Jesus, Aquele que veio ao nosso encontro tornando-se um de nós (como é maravilhoso o mistério da Encarnação!) e continua sendo Aquele que “vem ao nosso encontro por mil caminhos”, um feliz expressão que lembra-nos de que Ele jamais desiste de ter um encontro especial com cada um de nós. Persevere no bom caminho, persevere na oração e no testemunho, e consagre a São José e Maria Santíssima a situação que você está vivendo, e maravilhas acontecerão.
Feliz Natal! E lembre-se: Natal Feliz e Natal com Cristo!