2 Oração Inicial
3 Tema do Mês
José e Maria, Protetores das Famílias.
O Salvador deu início à obra da salvação com esta união virginal e santa, na qual se manifesta a sua vontade onipotente de purificar e santificar a família,
que é santuário do amor humano e berço da vida.
(Redemptoris Custos 6)
O Papa João Paulo II apresenta o Santo Casal, José e Maria, como vértice, do qual se expande por toda a terra a santidade.
No momento culminante da história da salvação, quando Deus manifestou o seu amor pela humanidade, mediante o dom do Verbo, deu-se exatamente o matrimônio de Maria e José, em que se realizou com plena “liberdade” o “Dom esponsal de si” acolhendo e exprimindo um tal amor (16). “Nesta grandiosa empresa da renovação de todas as coisas em Cristo, o matrimônio, também ele renovado e purificado, torna-se uma realidade nova, um sacramento da Nova Aliança. E eis que no limiar do Novo Testamento, como já sucedera no princípio do Antigo, há um casal. Mas, enquanto o casal formado por Adão e Eva tinha sido a fonte do mal que inundou o mundo, o casal formado por José e Maria constitui o vértice, do qual se expande por toda a terra a santidade. O Salvador deu início à obra da salvação com esta união virginal e santa, na qual se manifesta a sua vontade onipotente de purificar e santificar a família, que é santuário do amor humano e berço da vida”. (Redemptoris Custos 6)
Se os esposos permanecerem fiéis ao compromisso firmado entre si e com Deus, um dia terão a mesma alegria que tiveram José e Maria e verão seus filhos crescendo em idade, sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens, e também eles se tornando fonte de graças e bênçãos para a família e para a sociedade.
Mas, infelizmente nem sempre acontecesse assim. Por motivos e situações que não temos como abordar aqui, mas que certamente precisam ser tratados em outra oportunidade, assim como o primitivo casal, Adão e Eva, “se tornaram fonte do mal que inundou o mundo”, assim também nos dias de hoje as perturbações de cada família contribuem para a expansão do mal e da miséria sobre a sociedade.
Para os pessimistas estas constatações se tornam evidência de que o mundo de hoje piorará cada vez mais e as esperanças estão se acabando, tal seria a situação geral da sociedade moderna.
Para nós cristãos a visão é completamente outra: por maior que seja o pecado, ainda maior é a graça de Deus, e podemos ver isso claramente na grande e maravilhosa transformação que Deus está fazendo com as famílias do mundo de hoje.
Cada vez mais, liderados certamente pelo Santo Casal, José e Maria, a quem a Igreja, inspirada por Deus, confiou o destino da própria Igreja e de todo o mundo, cresce maravilhosamente as obras empreendidas pelos Ministros Ordenados e pelos Leigos, por Religiosos e Religiosas, por Fundadores e Fundadores, tanto por seus trabalhos em si quanto pelo das instituições que fundaram, em prol da santificação da família, “santuário do amor humano e berço da vida”.
Citemos o exemplo da televisão. Até a alguns anos atrás era comum ouvirmos entre os pessimistas de plantão que a televisão acabaria com os valores da sociedade e conduziria o mundo a uma situação degradante e permissiva, e os resultados seriam desastrosos, culminado com o fim das famílias e da Igreja! E, se não podemos negar que os estragos causados pela influência da televisão foram e ainda estão sendo grandes, também inegável é a realidade da crescente conscientização das famílias e da Igreja, e em conseqüência multiplicam-se as emissoras de rádio e televisão com conteúdos de primeira grandeza e que tanto têm contribuído para as graças e bênçãos, das quais o Santo Casal são a fonte, se estendam sobre as famílias e os ambientes.
Se você se sente entre os pessimistas, ou pior ainda entre os acomodados que estão esperando para ver no que vai dar, hoje lhe lembramos que você, seja qual for a sua condição de vida e a missão que desempenhe, é chamado a uma sincera conversão e ao engajamento em prol das famílias.
Se você pode, com sinceridade e tranqüilidade, olhar para sua vida e constar que tem se empenhado e contribuído para a santificação da família e da sociedade, lhe agradecemos e lembramos que ainda resta muito a se fazer! Tudo o que Deus fez com você e sua comunidade até hoje é apenas o início de uma obra maravilhosa que Ele ainda quer fazer, e para a qual conta com você e sua família, sua comunidade!
Ajudados pelo exemplo e presença da Sagrada Família, empenhemo-nos em ajudar as famílias de hoje a enfrentarem suas dificuldades.
Na Sagrada Família, os três viviam uma vida serena e santa, mas não privada de dificuldades.
O correto entendimento da palavra “dificuldade”, que significa enfrentar uma situação ou condição difícil, pode ser útil para entendermos dois tipos de dificuldade enfrentada por São José na Sagrada Família, e que poderão ser úteis para enfrentarmos as nossas próprias dificuldades.
Um primeiro tipo de “dificuldade” – enfrentar problemas - refere-se às situações ou condições desfavoráveis, normalmente relacionadas à problemas complexos ou cuja solução podem ser demoradas ou exigirem sacrifícios.
Um outro tipo de “dificuldade” – aceitar desafios - refere-se às situações ou condições de grande alegria mas desafiadoras, normalmente relacionadas à tarefas de grande importância que somos chamados a desempenhar e para as quais temos certeza de que “não estamos preparados”.
São José enfrentou os dois tipos de dificuldade como Chefe da Sagrada Família, mas desempenhou sua missão com tanta solicitude e competência, que a Igreja confere-lhe o título de “Glória da Vida Doméstica”, o qual poderíamos dizer – Glória da Vida Familiar” numa terminologia mais adequada ao nosso tempo.
Se você está enfrentando problemas na família, tenha a certeza de que sua família “tem jeito” sim, e que tudo poderá ser diferente de hoje em diante com a sua consagração à especial proteção da Sagrada Família. Faça isto: coloque-a sob tão poderosa proteção e, faça a sua parte: dialogue, invista seu tempo em estar com a família, reze e trabalhe por ela.
Se você se sente chamado a enfrentar desafios, não tão grande quanto o de ser o educador de Jesus, mas tais que lhe parecem acima de suas capacidades naturais, conte com a especial presença da Sagrada Família ao seu lado: como São José gosta de aceitar este tipo de missão: ajudar sues filhos e filhas, a ele consagrados, a dedicar-se pelos interesses de Jesus e, em especial pela família, preciosa aos olhos de Jesus.
Faça isto: coloque-a sob tão poderosa proteção e, faça a sua parte: prepare-se, reze e trabalhe pelo êxito de sua “missão”. Um verdadeiro Josefino nunca desiste de sua missão – e mesmo que os desafios sejam enormes ele diz: com a graça de Deus e a proteção de São José, hoje recomeço. Ou, hoje recomeço!
4 Reflexão e Partilha
Partilhar sobre estas palavras de encorajamento:
Se você está enfrentando problemas na família, tenha a certeza de que sua família “tem jeito” sim, e que tudo poderá ser diferente de hoje em diante com a sua consagração à especial proteção da Sagrada Família. Faça isto: coloque-a sob tão poderosa proteção e, faça a sua parte: dialogue, invista seu tempo em estar com a família, reze e trabalhe por ela.
Se você se sente chamado a enfrentar desafios, não tão grande quanto o de ser o educador de Jesus, mas tais que lhe parecem acima de suas capacidades naturais, conte com a especial presença da Sagrada Família ao seu lado: como São José gosta de aceitar este tipo de missão: ajudar sues filhos e filhas, a ele consagrados, a dedicar-se pelos interesses de Jesus e, em especial pela família, preciosa aos olhos de Jesus.
5 Compromisso do Mês
Rezar diariamente pela sua família e por todas as famílias, especialmente as que estão em situação de dificuldade.
6 Oração Final