A Vocação de São José (Semente Josefina - Agosto 2006)

1 Acolhida

2 Oração Inicial

3 Tema do Mês
A vocação de São José

São José foi chamado diretamente por Deus para proteger Jesus, nosso Redentor. Com isso, ele participou do mistério da encarnação como nenhuma outra pessoa, à exceção de Maria, sua esposa. Ele foi envolvido de uma maneira toda particular, juntamente com Maria, neste mistério salvífico operado por Cristo.

Para compreendermos esta verdade, fundamentamo-nos nas palavras do Anjo contidas na pena do evangelista Mateus: “José, Filho de Davi, não temas receber contigo Maria, tua esposa, pois o que nela se  gerou é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o  nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados” (Mt 1,2-21). Nestas palavras está contido o núcleo central da revelação bíblica sobre São José; foi a partir deste momento em que aceitou o comunicado do Anjo, que ele passou a existir como vocacionado para a sublime missão. Este foi o “momento de sua existência”, conforme referiram os Santos padres da Igreja.


Mas como São José viveu antes da sua “Anunciação” o chamamento de Deus? Primeiramente não sabendo como comportar-se perante a surpreendente maternidade de sua esposa. Diz o evangelista que “José seu esposo, sendo justo e não querendo expor à infâmia, resolveu desvincular-se dela secretamente (Mt 1,19). A  partir dali procurava encontrar uma resposta para a sua interrogação inquietante, indagava a maneira justa para sair daquela situação difícil para si, ao ver-se envolvido pelo mistério da Encarnação.

Foi preciso que o Anjo, mensageiro divino, o introduzisse no mistério da maternidade de sua esposa; o Anjo dirigiu-lhe as palavras como sendo ele o esposo de Maria; comunicou-lhe a autoridade de que recebia de Deus ao aceitar aquela vocação, pois a seu tempo, ele mesmo colocaria o nome ao filho que iria nascer da Virgem sua esposa. O Anjo  dirigiu-se, portanto a ele confirmando-lhe o encargo de pai terreno em relação ao filho de Maria.

Depois de ter recebido esta comunicação, “José, despertando do sono fez conforme lhe ordenara o Anjo do Senhor, e recebeu a sua esposa”. (Mt 1,24)

Como São José recebeu a sua esposa? Recebeu-a com todo o  mistério de sua maternidade; recebeu-a com o Filho que havia de nascer ao mundo.

Sua atitude foi, portanto, de uma total disponibilidade de vontade, semelhante à disponibilidade de Maria, em ordem àquilo que Deus lhe pedia por meio do Anjo, seu mensageiro.

4 Reflexão e Partilha

ü  Qual foi o preciso momento de existência de São José? Por quê?
ü  Qual foi o seu comportamento antes do comunicado do Anjo?
ü  Qual, foi em outras  palavras a revelação do Anjo a São José? Como ele recebeu a sua esposa, após esta revelação?

5 Compromisso do Mês

ü  Fazer a si mesmo (a) uma pergunta inquietante e reponde-la: O que Deus quer de mim?
ü  A exemplo da disponibilidade de São José, durante este mês praticar algo de disponibilidade em relação aos outros.

6 Oração Final