(Semente Josefina - Julho 2010)

1 Acolhida

2 Oração Inicial

3 Tema do Mês

São José, o Filho que Cresce.

José” significa “filho que cresce”. E os filhos de São José devem crescer também, pelo menos no culto de seu Santo Patrono.
São José Marello

Para sermos bons e verdadeiros cristãos, não precisamos fazer grandes coisas. Como São José, basta exercitarmos as virtudes comuns.

Para a Bíblia, o nome de uma pessoa traduz a missão de que ela deve cumprir em sua vida. José, na língua hebraica, é uma forma verbal que significa filho que cresce, ou ainda aumento, acréscimo, abundância.

Assim, São José é considerado por toda a Igreja um astro de primeira grandeza, mesmo que não ocupe não tivesse ocupado em sua hierarquia nenhuma posição honrosa, já que não foi revestido de nenhum encargo, seja de apóstolo, de evangelista, de mártir, de sacerdote ou de doutor. Ele foi, na Igreja, o menor e mais humilde, mas ao mesmo tempo foi aquele que mais cresceu diante de Deus em santidade e grandeza espiritual, e entre os homens em estima e veneração.


São José é a luz que irradia continuamente seus raios benéficos na Igreja, e isso é tão verdadeiro, que a própria Igreja nunca encontrou dificuldades em propô-lo como modelo para todos os seus filhos. Todos: sacerdotes, religiosos, pais, esposos, virgens, pobres operários... encontram nele o caminho para a santificação. Com seu exemplo ele nos ensina que, para ser bons e autênticos cristãos não é preciso fazer grandes coisas, basta exercitar as virtudes comuns. Ele é, portanto, um modelo exemplar de santidade para cada um de nós.

São José não entrou por acaso no plano salvífico de Deus, mas foi divinamente vocacionado para que pudesse desenvolver uma oblação total de si mesmo ao primado do Reino de Deus. Conhecendo a vontade de Deus a seu respeito, deixou de lado todo o cálculo humano de interesse e viveu integralmente a vontade de Deus, e assim enveredou pelo caminho da perfeição. Recebeu de Deus a missão sublime de cuidar do próprio Filho de Deus, cooperando deste modo na dinâmica da encarnação divina e na salvação dos homens. Juntamente com sua esposa Maria, ele foi o único a participar do conhecimento do grande desígnio divino escondido nos séculos. Ao assumir sua missão, São José assegurou para Jesus a hereditariedade das promessas messiânicas, o estado civil, a categoria econômica, a experiência profissional, o ambiente familiar e uma educação humana.

A grandeza de São José está realmente no cumprimento fiel deste grandíssimo mandato divino, mesmo por que Deus comunica as graças a seus filhos na medida em que lhes assegura uma tarefa. Assim, podemos concluir o quanto São José foi agraciado para cumprir perfeitamente esta missão tão sublime.

De São José, nós, seus devotos, temos muito a aprender. Sobretudo, temos muito mais para imitar. Por isso, fica aqui o convite do Papa João XXIII: “Se você quiser ficar bem perto de Jesus, vá a José”.

4 Reflexão e Partilha

- Partilhar sobre o ensinamento de São José Marello:

José” significa “filho que cresce”. E os filhos de São José devem crescer também, pelo menos no culto de seu Santo Patrono.

5 Compromisso do Mês

- Renovarmos diariamente o ato de Confiança em São José, rezando: “Indica-nos tu, ó José, o caminho, sustenta-nos a cada passo, conduze-nos para onde a Divina Providência quer que cheguemos”.

6 Oração Final