1 Acolhida
2 Oração Inicial
3 Tema do Mês
A Sagrada Família
“Se quiserem estar próximos de Cristo, “ite ad Joseph”, ide a José”.
O humilde artesão não apenas representa junto de Deus e da Santa Igreja a dignidade do trabalhador,
mas também é o vosso providente protetor de vossas famílias”.
Papa Pio XII
“Além da confiança na proteção segura de José,
a Igreja tem confiança no seu exemplo insigne,
um exemplo que transcende cada um dos estados de vida
e se propõe a toda a comunidade cristã,
sejam quais forem as condição e as tarefas de cada um dos fiéis”.
Papa João Paulo II
Redemptoris Custos 30
À Sagrada Família, composta do José, Maria e Jesus, podemos com acerto estender a demonstração de confiança do Papa João Paulo II em São José , e afirmar: a Sagrada Família de Nazaré é fonte segura de “proteção” e de “exemplo” para todas as demais famílias.
Entre os diversos aspectos que poderiam ser abordados quando se fala no maravilhoso exemplo da Sagrada Família de Nazaré, optamos por tratar da presença da mesma junto às famílias que passam por dificuldades, e o fazemos porque é desejo da Sagrada família estar justo a todas as demais famílias, especialmente nos momentos difíceis.
Na Sagrada Família, os três viviam uma vida serena, mas não privada de dificuldades.
O correto entendimento da palavra “dificuldade”, que significa enfrentar uma situação ou condição difícil, pode ser útil para entendermos dois tipos de dificuldade enfrentada por São José na Sagrada Família, e que poderão ser úteis para enfrentarmos as nossas próprias dificuldades.
Um primeiro tipo de “dificuldade” – enfrentar problemas - refere-se às situações ou condições desfavoráveis, normalmente relacionadas à problemas complexos ou cuja solução podem ser demoradas ou exigirem sacrifícios.
Um outro tipo de “dificuldade” – aceitar desafios - refere-se às situações ou condições de grande alegria mas desafiadoras, normalmente relacionadas à tarefas de grande importância que somos chamados a desempenhar e para as quais temos certeza de que “não estamos preparados”.
São José enfrentou os dois tipos de dificuldade como Chefe da Sagrada Família, mas desempenhou sua missão com tanta solicitude e competência, que a Igreja confere-lhe o título de “Glória da Vida Doméstica”, o qual poderíamos dizer – Glória da Vida Familiar” numa terminologia mais adequada ao nosso tempo.
A própria presença de Jesus na Sagrada Família implicava em uma especial dificuldade a São José: como foi empenhativo para José cuidar da formação de Jesus, protegê-lo dos perigos e guiá-lo em seu crescimento. Certamente que Deus não lhe deixava faltar os meios e iluminações para desenvolver sua altíssima tarefa, mas nem por isso a mesma deixou de ter as dificuldades naturais da missão de Pai e educador.
Na Sagrada Família, São José não apenas forneceu a formação religiosa e o conhecimento das Sagradas Escrituras para Jesus, mas também foi preocupado com sua formação moral e com sua formação profissional, ensinando-lhe a arte da carpintaria. Tudo isso foi efetivamente vivenciado na presença de Deus, no mútuo amor familiar, o que fez-lhe merecer o título de “Glória da vida doméstica”.
Como destacou o Pe. Stramare durante a II Semana Teológico Pastoral sobre São José, ao concluir o documento Redemptoris Custos, o Papa João Paulo, diferentemente de todos os demais documentos que ele escreveu, não confere ele mesmo, com sua autoridade papal, a bênção que tradicionalmente todos os pontífices distribui para o povo. O Papa pede “Que São José obtenha para a Igreja e para o mundo, assim como para cada um de nós, a bênção do Pai e do Filho e do Espírito Santo.” (Redemptoris Custos 32).
Em relação às nossas famílias, tenhamos em São José e Maria, sua Esposa, a confiança que a Igreja nos exorta a ter e peçamos que o Santo Casal abençoe todas as nossas famílias.
Se você está enfrentando problemas na família, tenha a certeza de que sua família “tem jeito” sim, e que tudo poderá ser diferente de hoje em diante com a sua consagração à especial proteção da Sagrada Família. Faça isto: coloque-a sob tão poderosa proteção e, faça a sua parte: dialogue, invista seu tempo em estar com a família, reze e trabalhe por ela.
Se você se sente vocacionado a assumir desafios, não tão grande quanto o de ser o educador de Jesus, mas tais que lhe parecem acima de suas capacidades naturais, conte com a especial presença da Sagrada Família ao seu lado: como São José gosta de aceitar este tipo de missão: ajudar sues filhos e filhas, a ele consagrados, a dedicar-se pelos interesses de Jesus. Faça isto: coloque-a sob tão poderosa proteção e, faça a sua parte: prepare-se, reze e trabalhe pelo êxito de sua “missão”. Um verdadeiro josefino nunca desiste de sua missão – e mesmo que os desafios sejam enormes ele diz: com a graça de Deus e a proteção de São José, hoje recomeço.
4 Reflexão e Partilha
ü Cite alguma dificuldade “tipo problema” que você ou sua família esteja passando e que você gostaria de colocar sob a proteção de São José.
ü Cite alguma dificuldade “tipo desafio” que você tenha assumido ou se sente vocacionado a assumir e que você gostaria de colocar sob a proteção de São José.
5 Compromisso do Mês
ü Enfrentar os problemas ou os desafios da vida com espírito de fé e confiança na Divina Providência e na proteção de São José.
6 Oração Final